Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

1 de maio de 2012

Pintando e Bordando Vidas.

A arte é cultura, cultura é gente e gente é vida!
Cada momento, um sentimento,
Cada ação, uma emoção, cada pensar, uma razão
“E o mundo caminha lento nas transformações”.
(Suzi Monte Serrat – Coritiba –PR)

JRhuann, artista popular de rua
A CIRANDUÍS é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 21 de abril de 1993, a partir da iniciativa louvável do professor JRhuann  que na época almejava tornar a escola municipal professor Aluízio Gurgel um ambiente alegre e dinâmico. A idéia era garantir ao educando a oportunidade de adquirir e fomentar a produção artística, visando traçar estratégias conjuntas voltadas para o desenvolvimento e o interesse da arte. 


No entanto, o cenário artístico cultural da escola acima citada passou das cores cinza para um mundo mágico e multicolor.  As semanas culturais sacudiram a escola despertando em cada um, a essência da magia do teatro, da alegria e da esperança de um espaço aberto, democrático e de melhor qualidade de vida para todos.

A partir deste trabalho inovador na escola Aluízio Gurgel surgiu vários grupos culturais, dentre estes a CIRANDUÍS que continua até hoje levando a criança e ao jovem alegria e diversão e ao seu povo Arte Educação. Ao longo deste processo contínuo pelo qual a Ciranduís tem acumulado experiências e adquirido maturidade para superar dificuldades e enfrentar novos desafios, tem-se preocupado também com a formação do artista, por compreender que este é agente e produtor de cultura. Além disso, o ser humano tem necessidade de se expressar e se expressando ele exerce a cidadania.

É importante salientar que a Ciranduís tem realizados vários trabalhos de cunho sócio político cultural, visando conscientizar a população e a classe artística da falta de políticas públicas para a cultura popular e as artes públicas de rua, além disso, tem tido participação ativa na vida política e cultural no Estado Potiguar. 

Diante do exposto, não quero mencionar nomes para não ser injusto com alguém que contribui para a construção dessa linda história. Mas, é importante ressaltar a luta coletiva que tem sido marca registrada desta instituição e o trabalho árduo de astros que colaboraram para com essa entidade ser hoje uma constelação de luz própria com a história na frente e a certeza na mente de que a CIRANDUÍS está no caminho certo.

Comemoramos no dia 21 de abril do ano em curso, 19 anos de existência marcada por lutas, conquistas, vitórias e a certeza de que a ARTE que fazemos está Pintando e Bordando Vidas.

Por JRhuann,
Artista Popular de Rua

Nenhum comentário: