Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

1 de maio de 2020

Movimento Escambo completa 29 anos de história


 O Movimento Popular Escambo Livre de Rua completa 29 anos de resistência, insistência, neste 1º de maio de 2020. 
Nascido em Janduís, Rio Grande do Norte, o Escambo continua latente nas comunidades periféricas, nas cidades interioranas, nos assentamentos e nas comunidades rurais. 
Surgiu como movimento experimental local, ocorrido entre 02 a 05 de maio de 1991, já que os idealizadores não estacam conseguindo montar um festival a nível de estado. Grupo como Alegria-Alegria (Natal), Boca de Rua (Currais Novos) juntamente com Vera Dantas, Ray Lima e Júnio Santos deram outro significado pra Janduís e pro Rio Grande do Norte. 
Atualmente, a Cia. Ciranduís está presente, ainda como fruto dessa intervenção que em sua essência era quase impossível ocorrer e que está enraizado no Oeste Potiguar e parte do Estado do Ceará. 
O Movimento Escambo iniciou aglutinando apenas grupos de teatro de rua e com o tempo diversas linguagens foram acopladas fortalecendo uma ideia que rompe com os tradicionais festivais e que dá voz e protagonismo a quem se insere na produção artística dos mais diferentes pontos de vista.

Viva o Escambo, viva Janduís! Viva todos em movimento.

Berg Bezerra,
Integrante da Companhia Cultural Ciranduís de Janduís/RN, grupo articulador do Movimento Escambo.

Nenhum comentário: