Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

14 de março de 2011

14 de março – dia da poesia

O Brasil comemora nesta segunda-feira, 14 de março, o dia nacional da poesia. Data que foi criada em homenagem ao poeta Antonio Frederico de castro Alves (1847-1871) que ficou conhecido “o poeta dos escravos”, como relata a equipe da Escola Brasil.

Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.

Algumas entidades do Rio Grande do Norte comemoram a data com ações poéticas, como o grupo POEMA de Mossoró, o Setorial de Cultura do PT em Natal e vários seguimentos que tem a poesia como sentimento vivo da cultura.

A beleza da poesia está na liberdade de expressão, no ato singelo do recital, na inteligência do protesto; está acima das sanções, das vaidades próprias da burguesia de mentira que compra da sociedade seu papel. Podemos fazer poesia?

Nenhum comentário: