Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

19 de outubro de 2016

Mestre Gilberto Calungueiro é Tema de Livro Reportagem

Capa do livro com o mestre Gilberto Calungueiro
O Mestre Gilberto Calungueiro, brincante de Icapuí/CE, é tema do Livro Reportagem “Se Esse Boneco Falasse”, o qual encerra o Curso de Jornalismo de Jadiel Lima, outro brincante escambista.

Jadiel, encerrará a última etapa de sua formação acadêmica em jornalismo, dia 28 de outubro de 2016, às 14h, no Pátio da História, dentro da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza/CE.

Confira relato do pesquisador:

Ol
á, gente querida!

Jadiel Lima
Em abril de 2014, me perguntei o porquê de Gilberto Calungueiro ser tão pouco conhecido no Ceará, e decidi que queria produzir um material sobre essa pessoa que há 60 anos brinca o teatro de bonecos popular em Icapuí-CE e pelo Brasil afora.

Além do tempo que vem vivendo de sua arte, igualmente admirável é o domínio do tempo da cena, a força de sua memória, a flexibilidade para o improviso e transformação dos enredos, a ternura e destreza de sua manipulação.

Em 2015, quando comecei a pesquisa, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste virou patrimônio e eu percebi que estava no caminho adequado. Quando eu fui lá conversar com ele, o espanto só aumentou: pela pluralidade artística dele (além de calungueiro já foi pescador, joca de pastoril, coquista, cantador de seresta, comerciante, salineiro, catador de lenha, numseioquêmais), pelo tanto de história de vida que uma pessoa só pode guardar, pela generosidade com que me acolheu.

Eu vim conhecer a história e a cultura da cidade onde nasci a partir de Gilberto, a partir da escrita desse livro-reportagem. E a ideia é que o material contribua pra que a galera passe a conhecer a própria galera, conhecer o que é ela mesma, esse grande mar, grande sertão que somos. E, mais que tudo, divulgar essa personalidade incrível, prestigiá-la no devido valor que lhe cabe, sem modéstia.

Agora, é chegado a finalização dessa primeira etapa desse projeto, que foi a produção do material na condição trabalho final do Curso de Jornalismo. O livro "Gilberto Calungueiro: Se esse boneco falasse" vai ser apresentado no dia 28 de outubro de 2016 (sexta-feira, nessa na outra) às 14h30 da tarde, provavelmente no Ventão (Cantina da Comunicação, no Centro de Humanidades 2 da UFC, no Benfica, em Fortaleza-CE).

Estou muito contente também com as pessoas que vão participar da banca, que são a atriz-bonequeira e produtora cultural Ângela Escudeiro, que conheci durante a pesquisa, e o querido Gilmar de Carvalho, com quem eu aprendia história do Ceará, vendo ele na TV Assembleia antes de entrar pra faculdade. O presidente da banca é o Ronaldo Salgado, professor que me acompanhou na escrita e edição do material.

A fotografia é de Vanucci Pereira e o projeto gráfico é de Renan Rosendo e Fran Ameixeiras.

Quem puder vá.
Cheiros e abraços.


Jadiel Lima

Nenhum comentário: