Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

16 de maio de 2018

A história construída pela Ciranduís fortalece a resistência

Berg Bezerra - artista popular

Atingir o legado de 25 anos de história para um grupo de teatro que se formalizou companhia, associação comunitária e mais tarde  foi reconhecido como Ponto de Cultura, é desafiar o óbvio.

Vingar um trabalho de arte popular numa cidade como Janduís, interior do Rio Grande do Norte, só oferecia um histórico de violência, contendo pouca movimentação financeira, castigada pela seca, era praticamente “remar contra maré”.

A Ciranduís tem sempre se configurado como grupo independente e sempre dialogou, quando houve interesse Poder Público, mandatos, amigos e empresas provadas; assim também lutou contra repressão por diversos momentos.

O fortalecimento da luta deu pernas para construir toda uma história que segue referenciando a Ciranduís como único grupo que está vivo independente de tempo bom ou tempo ruim, o que na verdade se constata sempre tempo estável.

Por momentos o grupo consegue atrair pessoas comprometidas, noutros gente que só assistem; os guardiões estão na essência azeitada pela velha guarda que ajudou a construir desde o primeiro momento e que se consagra nos novos tempos. Tem sido um caminho árduo e necessário.

Na caminhada vimos muitos grupos, projetos, ações florescerem e em certo momento desabrochar. A própria rotina de vida, a obrigação pela sobrevivência fez muita gente boa ter seguir outros rumos opostos, que não a arte e cultura.

Muitas foram às conquistas, bem como, muito foi resistir e reexistir. E aqui vamos nós carregando uma pessoa de 25 anos, um trabalho que já atingiu e superou todas as expectativas em busca de mais anos de sobrevivência.

Berg Bezerra
Artista popular


Nenhum comentário: