Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

8 de maio de 2021

Caixa d’água relata como símbolo da sobrevivência em Janduís

Uma caixa de água no meio do mato poderia ser transformada num dos símbolos da luta do povo de Janduís pela sobrevivência.

Poderia sim, se essa luta fosse coisa do passado.

Mas não é. Aliás, ela vem se repetindo com mais frequência desde que o Dnocs perfurou o poço, construiu o prédio e instalou um catavento para tirar água das profundezas da terra, em 1958.

De lá pra cá foram 21 anos de seca. O que mudou foi a maneira como as pessoas convivem com a falta de chuvas.

Em 1970, eu tinha 13 anos e trabalhava numa loja de tecidos de José Araruna, em Caraúbas.

Com a seca se alastrando (uma das mais severas do século passado) e a venda de tecidos despencando, ele transformou a loja num armazém para abastecer as frentes de trabalho.

Os “cassacos” compravam arroz, feijão, farinha, café e rapadura através de uma caderneta. Tudo anotado, conferido e confirmado pelo comprador. Era rotina: trabalhavam, recebiam dinheiro, pagavam a dívida e renovavam as compras.

Quando “as pinduras” ficavam mais volumosas, o comerciante transformava o velho “misto” num armazém ambulante e partia para o local de trabalho dos “cassacos”. Sempre no dia do pagamento.

Em meio a pás, enxadas, carros de mão e muita – muita mesmo – poeira, apresentava a conta ao devedor.

Era batata. A inadimplência caía a quase zero depois dessas incursões.

Fora das frentes de trabalho havia muita gente passando fome.

Hoje já não existem as frentes de trabalho, nem “cassacos”, nem os armazéns ambulantes.

Antes, a velha caixa de água de Janduís amanhecia apinhada de gente com roladeiras, galões e carroças-pipas.

Hoje isso também não existe mais.

No final dos anos 1990, com a chegada da adutora Arnóbio Abreu, a velha caixa foi aposentada; o dessalinizador montado pela Funasa, desativado por obsolescência.

Neste final de semana de homenagens a Santa Terezinha, padroeira do lugar, o Sol reinava como nunca. 38 graus na hora do almoço.

À noite corria uma brisa agradável. Muita gente nas calçadas, com um celular nas mãos, navegando nas redes sociais.

Nas conversas quase não há espaço para a meteorologia. Nem para os profetas do tempo, que fazem suas previsões baseadas nos sinais emitidos pela natureza.

A dona de casa reclama do preço cobrado pelo homem do carro-pipa: R$ 80.


PS.: Diferente do passado, quando até feiras-livres eram saqueadas, não há ninguém nas ruas pedindo dinheiro, nem roupa velha, nem “dois real” para a pinga. Mas a seca ainda é um flagelo.

Texto escrito numa rede social, por Vicente Gurgel Neto, em 2 de novembro de 2016.

Nenhum comentário: