Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

18 de junho de 2009

Reunião com artistas I

A Coordenação Municipal de Cultura de Janduís, Casa de Cultura e vereador Jozenildo Morais – PV, se reuniram com a classe artística da cidade, nesta quinta-feira, 16, às 16h, na Casa de Cultura, para discutir assuntos direcionados a cultural local.

Em pauta, estavam apenas o convite para que os artistas se fizessem presentes ao encerramento das festividades alusivas a semana de Emancipação Política de Janduís, que será na sexta dia 18; informe sobre a Lei que cria a fundação Cultural da cidade e outros de interesse de todos.

A reunião que parecia terminar logo só acabou as 18:30h. Isso porque os artistas que representam o movimento de Janduís fizeram muitas colocações em relação às dificuldades que enfrenta os grupos da cidade atualmente.

Os artistas contestam o veto ao artigo 10 da Lei, o qual rezava que os artistas quem indicariam seus representantes, no caso do Diretor Presidente, Coordenador Financeiro e Coordenador de Cultura e Patrimônio Histórico. Mesmo o veto sendo legal, os artistas contestaram a falta de diálogo com a classe, levando em consideração toda a história traçada há 20 anos atrás e a mobilização feita ano passado.

Uma outra questão relatada, foi em relação ao veto do artigo 18, que dava total liberdade administrativa a Fundação de Cultura, sem interferencia do Governo. A Lei foi aprovada agora em 2009, da mesma forma que estava no plano inicial de 2008. Foi justamente o que ocasionou numa série de discussões que repercutiram fora do país, por ter sido reprovado pela Câmara Municipal. Os artistas buscam diálogo com os poderes Executivo e Legislativo da cidade.

Como encaminhamento, foi retirada uma proposta de um encontro entre artistas e Poder Executivo, no sentido de dialogar sobre as indicações da Fundação Cultural, já que não pode ser feita através da Lei, mesmo sabendo que a nomeação cabe ao prefeito. Os artistas ainda colocaram a importância que a atual administração tem dado atenção aos artistas, ao mesmo tempo em que pensam, como será no futuro sem o Governo do PT. Se pegar um Governo que não de valor a classe artistica e a cultura?

Estavam presentes na reunião a Cia. Ciranduís, Ritmos, Filhos do Sol, Ginga Faceira, Brincantes do Sertão, Balai de Artes, Swing Brasil, músicos e artistas em geral.

Nenhum comentário: