Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

18 de junho de 2009

Reunião com artistas II

A reunião realizada com os artistas de Janduís, na quinta-feira, 16, na Casa de Cultura, desencadeou uma série de assuntos que até o momento não foi discutido com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, atual responsável pela gestão de cultura.

Os artistas cobraram o Plano Municipal de Cultura, a ativação do Conselho Municipal de Cultura que foi aprovado em novembro de 2007, o funcionamento do Ponto de Cultura Semearte e um ponto principal que foi dar autonomia ao Coordenador de Cultura Rogério Silva, para que possa trabalhar de forma direta e fazer mais pela classe.

Segundo relatos feitos no plenário, o Secretário de Educação, Cultura e Desporto do município, além de já ocupar três pastas na citada secretaria, ainda assume a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Turismo, o que significa mais três pastas, todas centralizadas em seu poder, sem distribuição direta para os coordenadores. Segundo relatos, isso está gerando impasses simples de resolver.

Foi colocado ainda pelos presentes, que os grupos precisam de sustentabilidade. O apoio que é dado para que grupos realizem atividades na cidade chega a ser cobrado como represália caso não haja participação nos eventos da Secretaria, pelo atual secretário, coisa que não aconteceu com as gestões de Rênio Gurgel e Fatinha Oliveira. Não se cobrou que o atual secretário seja igual aos seus anteriores, mas que seja melhor. Caso contrário tudo vai ficar como está.

No plenário, artistas choraram relembrando a garra do mestre Dada. Grupos sem maquiagem, sem figurino, inadimplentes com a Receita Federal, com dividas de figurinos adquiridos anteriormente.

O que os artistas esperam é uma solução por parte do prefeito Salomão Gurgel – PT, que com certeza será tomada pelo que já tem feito pelo movimento, quando nomeou pessoas certas como professor Rênio Gurgel e professora Fatinha Oliveira, para dirigir pastas tão importantes como Educação, Cultura e Desporto.

Nenhum artista fez colocações pessoais ao atual secretário. Apenas foi pedido respeito, humildade e reconhecimento o que o município representa hoje para o mundo em todos os campos culturais.

“Nós queremos deixar de mendigar nas portas do prefeito, vereador, comerciante. Não precisamos estar realizando sorteios de prêmios tirados de onde não temos, ou rifando a própria viola para realizar sonhos, como é o caso recente do poeta Jonas Batista. Nós acreditamos no prefeito Salomão Gurgel e temos consciência que ele vai estar conosco”. Finalizou a reunião um dos artistas presente.

Um comentário:

Unknown disse...

Como leitor deste espaço não poderia deixar de manifestar minha opinião sobre este assunto. Primeiramente a administração popular e democratica do PT tem que dar autonomia ao Coordenador de Cultura. Rogerio é uma figura competente. Veio do movimento cultural e sabe dos anceios da classe. Segundo,a Fundação de Cultura tem que ser conduzida por artista,da nossa cidade, que convive em nossa cidade e sabe das reais dificuldades enfrentadas pela classe.
Não sou a favor do acúmulo de cargo e funções na administração pública, assim como nenhum cidadão janduiense é a favor. Temos outra pessoas competentes para conduzir estes trabalhos - redestribua os cargos.
Confesso que não pintei meu rosto a favor da Fundaçaõ de Cultura, nem pintaria hoje se fosse naquelas condições. Acho lovavel o projeto mas democracia se controi com participação. E participaçao deve ocorrer em todos os momentos, desde a elaboração do projeto até a administração da entidade. Não houve este diálogo com todos os grupos. Não queira apenas achar que pintaremos nossos rostos e sairemos nas ruas. Temos uma causa a defender. Esta causa é a arte. E não existe arte sem política. E política se faz com diálogo e participação popular. Espero que todos os pontos colocados pelos artistas sejam debatidos e analisados pelo executivo. Que venha nosso plano municipal de cultura, que venha a ativação do conselho que venha uma Fundaçaõd e Cultura formada por artistas e com participação dos mesmos, e sonhando ainda mais, que todos os artistas possam ser indepedentes.
Parabéns a Ciranduís pelo BLOG.