Movimento Escambo livre de cultura pode  chegar ao fim após 20 anos de atuação  
    Domingo, 25 de Setembro de 2011 às 00:00             / Por: Redação       
     
O  Movimento Escambo Popular Livre de Rua, criado em 1991 na cidade de  Janduís, interior do Rio Grande do Norte, pode chegar ao fim após duas  décadas desenvolvendo atividades culturais pelo estado.
 
O Escambo surgiu com o objetivo de promover uma discussão social  entre os grupos culturais de rua e a comunidade, mas de acordo com o  articulador do Movimento, Lindemberg Bezerra, atualmente muitos grupos  participantes do projeto não têm demonstrando interesse em intensificar  essas discussões. "Hoje existe uma certa acomodação de alguns grupos,  que associam o Movimento a um festival, e o Escambo não é isso. 
Nós  realizamos espetáculos de ruas, mas nossa principal intenção é discutir  políticas públicas para o artistas de rua, e só não houver engajamento,  cada grupo vai seguir o seu caminho", alerta.
A definição do fim ou  não do Movimento acontece no próximo encontro do Escambo, que será  realizado na cidade de Carnaúba dos Dantas, entre os dias 30 de setembro  e 02 de outubro. "O próximo encontro após o de Carnaúba dos Dantas está  agendado para novembro, em Pernambuco, durante o 9° Festival de Teatro  de Rua de Recife, mas poderá não acontecer, dependendo do que for  definido a partir do dia 30 de setembro. O Movimento já resiste há 20  anos, sempre se renovando. 
Não esperávamos chegar tão longe, com tantos  grupos, e com uma renovação constante, por issoestamos buscando o  comprometimento dos grupos com a comunidade. Se o Movimentoresistiu até  hoje, é possível resistir ainda mais", deseja Lidemberg Bezerra.
Em  Carnaúba dos Dantas, município escolhido para sediar a 31ª edição do  Movimento, 200 artistas desenvolverão atividades culturais durante os  três dias em que o Escambo movimentará o cenário cultural da cidade. "É  uma programação aberta ao público, e sempre vemos uma participação ativa  da comunidade",conta Limdemberg Bezerra.
Além das  apresentaçõescukturais, o Escambo de Carnaúba dos Dantas também será  palco de debate a respeito das políticas públicas para os artistas de  rua. "Nesse encontro, nosso foco será o debate sobre políticas públicas  para os grupos culturais, mas também haverá os espetáculos, com cerca de  20 apresentações, englobando teatro de rua, dança, cinema, fotografia.  Na oportunidade, também será elaborado um documento, que encaminharemos  aos governos do estado e federal, solicitando a execução de políticas  públicas que contemplem nossos artistas", enfatiza o articulador do  Movimento.
A 31ª edição do Movimento contará com apresentações de  grupos de outros estados do nordeste. "São grupos de Pernambuco e do  Ceará, mas hoje o Escambo já atinge 70% dos estados brasileiros, com 80  grupos espalhados pelo Brasil", conclui Lindemberg Bezerra.
 Maricelio Almeida
maricelio_almeida@hotmail.com