Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

13 de janeiro de 2012

ARTISTAS COBRAM PAGAMENTO DOS EDITAIS DE INCENTIVO CULTURAL À ISAURA ROSADO

Em reunião na Casa de Cultura Vapor das Artes, em Janduís
Os artistas janduienses entregaram à secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, um Manifesto solicitando o pronto pagamento dos prêmios "Chico Vila" e "Lula Medeiros", conquistados pelos grupos Balai de Artes, Ciranduís e Filhos do Sol, ainda no ano de 2009, durante reunião, realizada na tarde de ontem (11), na Casa de Cultura Vapor das Artes, em Janduís.

Somados, os valores dos prêmios, conquistados pelos grupos culturais de Janduís, chegam a R$ 32 mil. No Manifesto recebido por Isaura Rosado também consta a solidariedade, aos demais grupos culturais do Rio Grande do Norte, que esperam o pagamento desses editais de incentivos da Fundação José Augusto. 

"Nos somamos aos demais ganhadores que são grupos irmãos que estão engajados na mesma luta", afirma o manifesto, assinado por Lindemberg da Silva Bezerra, da Companhia Cultural Ciranduís; Ana Célia de Lima, do Grupo Cultural Balai de Artes; e Marcosuel Vieira de Arruda, da Companhia de Artes Filhos do Sol.

Artistas cobram pagamento de editais culturais
Apesar do não cumprimento do pagamento desses editais, por parte da Fundação José Augusto, os grupos afirmaram à secretária que vem desenvolvendo seus trabalhos artísticos e culturais de forma intensiva e que a produção não parou.

"Para nós, o pagamento dos prêmios significa estar em dia com as questões jurídicas, com algumas de nossas ações e com o cumprimento do Estado, em uma de suas metas", afirma o Manifesto.

Audiência - Na reunião com os artistas e produtores culturais de Janduís, os técnicos da Fundação José Augusto apresentaram o edital do Carnaval 2012, explicando o acesso e as categorias que serão disponibilizada aos artistas.

Outro assunto em pauta, foi o processo de inscrição e seleção dos Agentes de Leitura, em Janduís. A seguir, a secretária Isaura Rosado falou sobre o Fundo Estadual de Cultura e a intenção de ampliar as ações do Governo do Estado, para todo o Rio Grande do Norte. 

Após a fala de Isaura Rosado, a secretária de Governo de Janduís, Lourinalda Almeida Gurgel, cobrou do Governo do Estado, a reforma da Casa de Cultura Vapor das Artes, além de empenho e atenção em suas melhorias.

Já o presidente da Fundação Municipal de Cultura de Janduís, Lindemberg Bezerra, aproveitou a oportunidade para relatar os avanços do Município no setor cultural. Ele destacou que Janduís já fez adesão ao Sistema Nacional de Cultura e há toda uma programação, que será desenvolvida no decorrer do ano, para implantar o Sistema Municipal de Cultura, após ampla discussão com a classe artística local. O Fundo Municipal de Cultura, segundo Lindemberg Bezerra, será implantado no mês de março.

Segundo o presidente da Funcult, os grupos culturais se reuniram, recentemente, para montar um calendário conjunto de atividades para todo o ano de 2012, o que, segundo Lindemberg Bezerra, demonstra que o Município desenvolve ações planejadas em consonância com a classe artística local.

Ele completou sua afirmativa lembrando que a Fundação vai realizar um debate com artistas e produtores culturais de Janduís, bem como discutir o Orçamento Participativo da Cultura. "Janduís avança para se consolidar, cada vez mais, no cenário cultural do Rio Grande do Norte e do Brasil", afirmou.
 
www.janduis.online.blogspot.com
www.omossoroense.com.br 

Nenhum comentário: