Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

19 de junho de 2014

Desestímulo Com a Política Pública de Cultura

A cidade de Janduís/RN conhecida nacionalmente pela forte presença do teatro de rua e outras artes públicas, através do Movimento Escambo, passa por uma crise de identidade pessoal entre a comunidade artística.

Um fator, é o descumprimento de leis que regulamentam o marco legal da cultura como Conselho Municipal de Cultura (inativo), sem repasse ao Fundo Municipal de Cultura, sem diálogo com o que ainda sobrou da classe artística, é visível a dizimação dos principais setores.

Com uma política atual de “é ventos”, não há fortalecimento dos setores que construíram e mantém viva a identidade artística do município como capoeira, música, teatro, artes plástica e a própria literatura.

Nós resta lamentar sobre o fato, porque em determinados momentos é como se houvesse um cobrança político-partidária, algo já ultrapassado nas nossas linhas de raciocínio cultural. Ainda assim, não há entendimento republicano nem mesmo pelos órgãos que regulamentam as leis nos municípios.


Claramente, seria inútil apontar a qualquer Poder o que deve ser feito em uma cidade, quando na verdade essa é uma incumbência do próprio Poder. E assim, espera-se que Janduís não perca o verdadeiro sentido de luta e que as falas sejam compreendidas como apelo público e tragam o sentido de fazer valer o que existe de fato: Leis.

Nenhum comentário: