Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

30 de março de 2009

27 de março - Dia Internacional do Teatro

O teatro é uma arte que nasceu do rito, seja ele religioso, fúnebre, festivo, civil ou de guerra. Os povos primitivos, por meio da dança, costumavam exprimir seus estados emocionais e dramatizar situações, notadamente relacionadas com a luta do homem contra o destino, as forças da natureza o sexo e a vingança. [ao lado esquerdo, foto do Fuxiqueiro, interpretado por Diego Tavares da Ciranduís]



O grego Téspis é reconhecido como o primeiro ator do mundo ocidental e também como o primeiro produtor teatral do mundo. É atribuída a ele a primeira tentativa de representação dramática. Téspis levava seus atores ás praças pública em um carro que funcionava como teatro portátil (também atribuído a sua autoria) e untava os seus rostos com borra de vinho, tornando-se o precursor das famosas máscaras gregas.





Como material de trabalho o ator captava estórias e notícias nas aldeias onde passava e as transformava no texto que iria apresentar. Tais informações chegaram até nós através da obra de Horácio “Arte Poética”, escrita cinco séculos depois.




Apesar do apesar do aperfeiçoamento de Téspis, o marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de pessoas em uma pedreira, nas proximidades de uma fogueira, para se aquecer do frio. O fogo fazia refletir a imagem dos presentes na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras.




Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a idéia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do Diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.




Nenhum comentário: