Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

17 de setembro de 2009

Analisando... Nós!

Estávamos em equipe, sentados na calçada da casa de Josivan Rhuann, começamos a pensar no tempo de atuação da Cia. Ciranduís, em movimentos e lutas sociais. Comentando nesse grupo de cultura que resiste desde 1993 e que hoje tem seu espaço no RN e estados vizinhos.

Construímos um espaço de respeito, lealdade, amizade, postura e firmeza sobre as causas que defendemos. Procuramos sempre ouvir a todos nas decisões e respeitar as adversidades. Foi isso que nos deu a garantia de ser hoje uma verdadeira entidade cultural.

Quantos jovens já passaram por aqui e estão em caminhos seguidos pelos nossos ensinamentos, de cidadania e estabilidade na vida econômica e social. Mas, como tivemos outros que se enveredaram por estradas de espinhos. Sem formação, não ação!

Percebemos que próximo ano vamos completar 17 anos de história e sem meio caminho, nem meio termo. É uma andada de pura persistência pelo desenvolvimento da cultura janduiese e potiguar. Relembramos os meninos do início que hoje já tem meninos atuando.

Lembramos de pessoas como Ady Pinheiro, Célia Lima, Regina Menezes, Netinho de Veranda, Adamilson Alves, Orlando de Coringa, Wizila Brito, Haida Regis, Jozenildo Morais, Marcosuel Vieira, que estiveram conosco e são pessoas que aprenderam a caminhar sozinhas.

Muitos nomes bons que já passaram pela Ciranduís que ainda sabem agradecer aonde nos vêem de caras pintadas fazendo o mesmo que sempre fizemos há 16 anos atrás: Atuar para melhor e pra ter um convívio harmonioso.

Em um único momento, tivemos que expulsar membros, pelo bem da Companhia. Foi doloroso, mas era preciso fazer o correto. Uns até nem mereciam, mas faziam parte de uma conspiração negativa. Outros que nos entenderam estão conosco na lida atual.

Estamos na décima formação da Ciranduís e dos que resistiram aos efeitos do tempo, do poder, da ganância, temos grandes nomes que buscaram formações em diversas áreas e não se fizeram homens e mulheres alienados a nossa cartilha.

É natural que em quase 17 anos membros e ex-membros tomem caminhos diferentes: uns correm para saciar suas dificuldades pessoais, outros vão para o coletivo; e sempre a maioria corre para a construção de uma vida digna, construída pelos seus méritos.

Avante Cia. Ciranduís! Agora que vamos completar 17 anos. Nossa história ainda tem muito o que se formular. É de batalhas que se vence a vida, é de sonhos que se constrói a realidade. meninos frazinos, palhaços poetas, amantes da arte e do abraço e da vida!

Lindemberg Bezerra
Facilitador pedagógico, tesoureiro, ator, escritor, diretor teatral e articulador de comunicação da Cia. Ciranduís.
84 – 9982 1031
www.twitter.com/bergbezerra

Um comentário:

cesar Santos disse...

Parabésn Ciranduis, Parabéns Berg Pela a belisma mateira que vc escreve, adorei.

Nós vamos caminhar juntos ate enquanto existir mundo.

Sou artista e educador da ciranduis
digo com muito orgulho, com muito amor...

Pois o que muitos no passado não acreditavam na minha pessoa, na minha capacidade, hoje estão todos eles do lado oposto, e eu? Estou ainda com a ciranduis onde me orgulho de dizer que sou da mesma, aprendi muito, e tenho a mente aberta para adquirir novos conhecimentos que a cia. ciranduis tem a me dar...

e vamos lá ciranduis, rumo a felicidade dos 17 anos de hitória, que desses estou a quase 4 anos...

Assina: O sub-coordenador da Cia. Cultural Ciranduís de Janduis/RN, do Brasil.

César Santos...