Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

23 de março de 2021

Movimento Escambo vai celebrar 30 anos de história

O Movimento Popular Escambo Livre de Rua completará 30 anos de existência, em maio de 2021.

Grupos articuladores, artistas independentes, pesquisadores e afins, estão articulando uma programação virtual para celebrar as três décadas de existência de um movimento que tem siso essencial para a cultura popular.

Impulsionado a partir de Janduís/RN, em 1991, o Escambo vem rompendo barreiras e resistindo sem apoio institucional, sem financiamento público, porém, levando arte, cultura e cidadania a população.

Alguns dos idealizadores como Ray Lima e Júnio Santos, continuam na ativa com agitação cultural, provocando povos e comunidades com poesia, amorosidade, mostrando a outra face da vida.

O Movimento tem sustentação nos estados do Rio Grande do Norte com a Cia. Ciranduís (Janduís), Arte e Riso e Coletivo Invisível (Umarizal), Abelhar (Felipe Guerra), Rualuart e Arte na Veia (Gov. Dix-Sept Rosado), Carcarart (Jardim de Piranhas), Bela Trupe (Mossoró) além de diversos artistas independentes em Caicó, Carnaúba dos Dantas e Natal.

No Estado do Ceará, a representatividade maior do Movimento Escambo está no município de Icapuí, local de residência dos mestres Ray Lima e Júnio Santos.

Nenhum comentário: