Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

26 de janeiro de 2009

Escambo em Janduís II

Desde abril de 2008, quando estávamos em Umarizal/RN no XXIII Encontro, que estamos discutindo o XXIV Escambo de Janduís que seria realizado em novembro do ano passado.

Depois de Umarizal, chegou o momento das campanhas eleitorais municipais em todo Brasil. Em Janduís, nossos artistas sentiam a dor e a indignação pela não aprovação da Fundação de Cultura, pela oposição local na Câmara de vereadores.

Diante do fato, quase todos os artistas tomaram o mesmo rumo e foram às ruas contra o projeto fajuto da oposição e em favor do projeto administrativo do Partido dos Trabalhadores, reelegendo Dr. Salomão Gurgel – PT, mais cinco vereadores do partido. Assim como fizeram os demais escambistas que conquistaram suas vitórias e suas interrupções..

Durante todo esse tempo houve apenas uma reunião em Janduís, com os mesmos grupos de sempre CERVANTE DO BRASIL, Arte e Riso,La Trupe e o pessoal de Janduís e os demais grupos do Escambo não vieram, porque assim como nós, estavam empenhados na campanha; mesmo assim, as coisas vagarosamente foram acontecendo.

Como sabemos o Escambo não tem dono nem patrão. As coisas acontecem quando dão certo de acordo com a vontade de todos os grupos. Adiamos de novembro pra janeiro, pra fevereiro e pra março, por uma questão mesmo de dificuldades.

Há muitas reclamações na rede do movimento. No entanto também há muitos nos apoiando. É chato ficar adiando as coisas, temos consciência. Mas, até aqui, não houve nenhuma idéia extra-ordinária apresentada pelos outros grupos do movimento.

É bom ter em mente que, quando acontecem os encontros em outras cidades, os artistas de Janduís estão sempre presentes defendendo e apoiando os grupos realizadores na cidade. É preciso muita calma e diminuir as ansiedades dos mais novos. Afinal, aqui tudo começou, já terminou aqui e aqui tudo recomeçou quando era só o Ciranduís; agora que são vários, o apoio da Prefeitura e vereadores do PT, não vamos perder a calma.

O Escambo já acontece todos os dias, quando fazemos uma ação pra comunidade e para o crescimento dos grupos.

Lindemberg Bezerra,
Artista da Companhia Cultural Ciranduís
.

Nenhum comentário: