Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

20 de janeiro de 2010

XXV Escambo de São Miguel do Gostoso!

A Cia. Ciranduís, juntamente com a Cia. de Artes Brincantes do Sertão e Grupo Ginga Faceira de Capoeira de Janduís, participaram de forma ativa do XXV Escambo popular Livre de Rua, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2010, na cidade praiana de São Miguel do Gostoso/RN.

Espetáculo "O Fuxiqueiro"
Ainda estiveram conosco na discussão coletiva os grupos Transformação de Campo Grande/RN, Arte e Ginga e Tribo da Arte de Lucrecia/RN, que se revezaram nas tarefas de auto gestão que o Movimento adotou, depois de testas outros encontros com equipe de cozinha já contratada.


No primeiro dia de Escambo (15/01), a Cia. Ciranduís apresentou o espetáculo “O FUXIQUEIRO”, que conquistou o público na interpretação dos atores Caio Araújo, Riedson Oliveira, Elias Longim, Reisson Roberto, Diego Tavares e José Carlos. Nos mesmo dia cuidamos da segurança do local e nos dividimos em outras equipes.

Vivência de pernas de pau
Já no segundo dia, o sábado, 16, o grupo desenvolveu vivência de Pernas de pau, ficamos na fotografia, equipes de cozinha, limpeza e na parte de comunicação. Enquanto isso, alguns dos veteranos de Escambo e lideranças com a organização curtiram o sábado na praia de Xêpa, tomando aquela cerveja bem gelada.

O grupo dividido em equipes, participando das plenárias, domingo,17, teve a honra de vivenciar mais uma vez, um momento relevante com o mestre Hamir Hadd do Rio de Janeiro, que falou sobre nossos atos teatrais, as leis do Rio de Janeiro e Fortaleza que tiram dos artistas o direito de atuar livremente pelas ruas sem autorização das Prefeituras e o contexto das artes do Brasil.

Grande roda de palhaços
Numa noite inspirada, nossos palhaços fizeram sua parte misturados com o Arte e Riso de Umarizal/RN e demais palhaços do Escambo. A comunidade de São Miguel do Gostoso, nunca tinha visto tanto palhaços juntos com tanta inspiração e vontade de levar o riso àquele povo acolhedor e apoiador da arte popular.

Como encaminhamento, ficou amarrado o próximo Escambo na Barra do Leme/CE ainda este ano, e já está amarro um Escambo em Recife/PE, em outubro de 2011, dentro do festival de Teatro de Rua do Recife. Os grupos já estão começando a construir este Escambo.

Plahaço Bocão e MC Robinho
Voltamos pra Janduís na segunda, 18, convictos de que fomos ao Escambo mais uma vez fazer o encontro acontecer junto com Brincantes do Sertão e Ginga Faceira. Somos do Escambo, apoiamos o Escambo e vamos construir passo a passo os próximos encontros. Nossa opinião se resume numa só: veracidade e postura.

Nenhum comentário: