Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

29 de março de 2010

Dia Internacional do Teatro

Lindemberg Bezerra
Em 1961, o mundo marcava o 27 de março, como o Dia Mundial do Teatro, através do Instituto Internacional de Teatro da UNESCO, para que assim todos os anos, atores desse seguimento artístico buscassem forças para o fortalecimento da classe.

Começamos a fazer isso em 2003 aqui em Janduís, apenas pela simbologia da data sem saber o verdadeiro sentido. Daí par cá, não paramos mais. Pois sabíamos que data é o símbolo da resistência e o grito para que os governos nos enxerguem com bons olhos.

Comemorar o Dia do Teatro, a fazer valer nossos direitos, como fizemos em 2008, em busca da Fundação de Cultura em Janduís e em 2009, a luta pela realização de encontros que não conseguiram abalar o Movimento Escambo nos estados do RN e CE.

Este ano, o Dia do Teatro apenas foi lembrado. Não fizemos a Guerrilha cultural; não fomos a Umarizal dizer o Poder local que o Arte e Riso é mais forte; Não percorremos o Médio Oeste para buscar socorro cultural para todos os cantos.

Enfim, conversamos, apresentamos nossos espetáculos, mas não discutimos o fortalecimento regional das artes, nem muito menos a autonomia de nossos grupos do Escambo, a independência do estado, o nosso caminhar.

Limdemberg Bezerra,
Artista popular da Cia. Ciranduís

Nenhum comentário: